terça-feira, 23 de outubro de 2012

A GENÉTICA!!!!

Aiiii essa fulana!!! É uma maluca mesmo!!!


Vou tentar explicar qual é o meu problema genético que me fez passar por tudo isso.... Vamos Lá...


Eu tenho um problema que se chama TRANSLOCAÇÃO CROMOSSÔMICA EQUILIBRADA OU BALANCEADA!!! Nome difícil que criou uma situação mais difícil ainda, mas com o avanço da medicina existe formas de se driblar e chegar ao objetivo de ter um bebê!!! GRAÇAS A DEUS, AOS CIENTISTAS E AOS MÉDICOS!!!

Essa coisinha é uma anomalia cromossômica. Mas o que é o cromossomo???? Cromossomo é  uma longa sequência de DNA, que contém vários genes agrupados. São eles que individualizam os seres vivos, dando as características de cada um (ex: cor dos olhos, cabelo, etc...) Nunca existe um DNA igual ao outro... nós temos 46 cromossomos, sendo 23 provenientes do pai e 23 da mãe.

Essa anomalia cromossômica pode ter ocorrido em dois momentos: ou na formação do embrião (quando se junta o espermatozoide com o óvulo), ou então herdado do pai ou da mãe.

A translocação balanceada ocorre quando dois pedacinhos desse cromossomo se soltam e vão parar em lugares diferentes de onde tinham que estar. Então um cromossomo fica com um pedaço a mais e outro com um pedaço a menos, mas não existe a falta de nenhum gene... a pessoa possui todos os genes de forma correta, eles só estão fora do lugar.

Pelas estatística ocorre em 1 a cada 500 pessoas esse tipo de anomalia. A pessoa que tem esse problema é uma pessoa normal não tem nenhum problema de saúde, pois tem toda a sua carga genética. O problema ocorre na hora de gerar filhos (como foi o meu caso).

Descobri o problema por causa de abortamentos espontâneos repetitivos, através do exame de DNA.

Eu posso plenamente gerar um bebê, como já aconteceu com o João Paulo e também aquele embrião que foi transferido no mês passado. Mas como eu consigo???

Nos meus óvulos a carga genética tem que ser os genes que não tem o problema da translocação (como dissemos herdamos aos nossos filhos um par da mãe e um do pai para formar cada cromossomo), e esse óvulo gerar o embrião!!!

Ai ai ai... mas como saber isso???? Eis a questão...

Indo pelos meios de gravidez convencionais, deixa para a natureza agir, podendo resultar em uma gravidez de um bebê normal (com a translocação equilibrada ou sem ela), um bebê anormal com anomalias genéticas ou então, o que ocorre na maioria das vezes, um abortamento espontâneo.

Masssssss.... hoje em dia com o desenvolvimento da medicina reprodutiva existe exames que se pode fazer no embrião antes de ser implantado na mãe que se chama PGD/CGH.... Isso eu contarei no próximo post... Cenas do próximo capítulo!!!




segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A PRIMEIRA FIV... Ninguém esquece....

Sempre quando iniciamos um projeto temos o desejo de ter sucesso sempre o mais rápido possível e utilizar o caminho com menos obstáculos.

Ao decidirmos fazer a FIV sabíamos que não seria fácil, mas estávamos cheios de confiança que conseguiríamos na primeira tentativa. 

Vou contar resumidamente como foi o procedimento:

Ao chegar a minha regra fui ao médico fiz ultrason, tendo certeza que estava tudo bem, no segundo dia iniciei a medicação. As medicações são todas injeções sub-cutâneas diárias aplicadas por nós mesmos..... Ai que medooooo nas primeiras de fazer algo errado, nós ficamos super nervosos, mas com o decorrer dos dias adquiríamos mais segurança.

A primeira medicação os efeitos até que não foram os piores mas quando começou uma outra ai a coisa pegou, comecei a ficar com a parte inferior do abdomen super inchada e dolorida, sentia dores nos ovários e com muita retenção de líquidos.... Esses sintomas somente pioravam. Meu médico me explicou que isso ocorre pois os ovários estão sendo estimulados e eles aumentam de tamanho para poder abrigar tantos folículos e eles crescem bastante dia após dia.

Essas medicações fazem parecer que estamos de TPM o mês todo.... Fiquei super irritada e nervosa (a minha ansiedade também não ajudou). Posso dizer que a pessoa que mais sofreu foi meu marido, pois ele passou por isso tudo comigo, então vocês já imaginam o que o pobrezinho passou..... Graças a Deus ele é muitoooooo calmo e paciente....

Por falar em paciente.... de paciente eu não tive nada.... eu tive de IMPACIENTE... meu médico que o diga, ligava para ele quase todos os dias sempre muitooooo assustada com qualquer sintoma diferente que aparecia... Com uma super paciência ele sempre me acalmou e explicou tudo que tinha dúvida.

Até que chegou o dia da punção (retirada dos folículos). Nesse dia estava muitooooo mas muitooooo nervosa, morrendo de medo do que me esperava, super marinheira de primeira viagem literalmente. O procedimento é relativamente simples, mas é feito sob sedação. Durou em média 40 minutos. No total foram retirados 9 folículos, um número relativamente bom, mas como sempre eu esperava mais.

Agora se iniciava outra fase... a fase da espera... Esperar para saber quantos embriões formaram, e esperar o desenvolvimento deles para chegar até o tamanho para irem para o exame.

Desses nove folículos aproveitou-se 5 óvulos formando 5 embriões. Desses 5 embriões somente 2 foram viáveis.... Essa hora me bateu um desespero, poxa só doisssss e eles teriam que crescer até o 5º dia para poder fazer o CGH, mas continuamos com muita esperança que daria certo. 

No terceiro dia recebemos a notícia que um deles estava ótimo mas o outro não estava tão bom (com menos células), mas não tinha jeito... tinha que esperar até o dia de fazer o exame.

No dia que fizeram o exame que ficamos sabendo que tinha mesmo somente um embriãozinho e teríamos que esperar até o dia seguinte para saber se ele era normal geneticamente para poder fazer a transferência (implanta-lo no meu útero). Já foi combinado com o médico de ir para a clínica para saber a resposta lá e já fazer o procedimento.

Diante de muita expectativa tivemos a grande notícia que era um embrião normal e super forte... era um menininho!!! Foi feita a transferência... Ai se iniciava a parte espera n.º 2, esperar pelo BETA... 

Nesse momento não havia mais nada a fazer era só esperar os 10 dias e fazer o exame de gravidez.

Cada dia eu achava uma coisa, cada dia eu tinha um sintoma diferente, foi agoniante... mas um dia antes eu já sentia que não tinha conseguido engravidar, sentia que não estava grávida, mas a esperança sempre é a última que morre.

Chegou o dia do Beta, fui cedinho lá no laboratório e fiquei esperando meu médico me ligar. Meu Deus que agonia!!! Até que fiquei sabendo do negativooooo....... tristeeeee muitoooo tristeeee.... Mais um NÃOOOOO para nossa coleção....

Depois de muito choro e tristeza decidimos não desistir. O que nos sobrou foi tentar de novo, e aqui estamos....



UM DESABAFO

Eu aqui, na minha luta diária, matando um leão por dia para conseguir ter meu tão sonhado bebê nos braços, me aparece uma pessoa reclamando que teve que ficar no sábado no hospital com sua filhinha pois ela estava doente!!!

Porque as pessoas reclamam tanto???? E reclamam de coisas que deveriam agradecer, dar valor.


Ah Meu Deus, como eu queria ter uma filhinha ou filhinho para poder ficar aflita de ter que levá-lo ao hospital!!!


Seria tão bom agradecer ao invés de reclamar!!! Poxa, crianças ficam doentes, do mesmo modo que adultos ficam doentes....

Indignada também eu fico com pessoas que engravidam sem ter o desejo de ser mãe!!! Poxa, pra que colocar uma criança no mundo se não quer criar, educar e dar amor, pois não gosta ou não quer ter trabalho.... Criança dá trabalho, requer tempo, investimento e atenção mesmo!!!


Quando se diz que o futuro do mundo são as crianças isso não é levado tão a sério quanto se deveria. Sei que sou o que sou hoje pela educação que me foi dada pelos meus pais. A partir do momento que não se educa uma criança como se deveria, no futuro esse adulto não terá nem educação nem princípios necessários para fazer desse mundo um lugar melhor de se viver.


Como exigir um mundo melhor se não trabalhamos para que isso ocorra. O fato é que devemos arregaçar as mangas e começar dentro de nossos lares a fazer com que nossa passagem aqui nesse mundo seja mais agradável e menos penoso. RECLAMAR MENOS E FAZER MAIS.


Motivos para reclamar todo mundo tem, reclamam de tudo (do tempo, dos filhos, dos pais, do trabalho, do trânsito e assim por diante), mas no meu modo de ver a reclamação é um modo de camuflar a falta de vontade de se fazer o que está reclamando, e mais grave ainda, não dar valor ao que se tem. O velho ditado popular que se diz  que as pessoas só dão valor quando perdem é a mais pura verdade, portanto NÃO reclamem das coisas por piores que elas possam parecer, tenho certeza que se olhar do lado terá uma pessoa passando por algo muito mais difícil que você, e sempre com um sorriso no rosto e agradecendo a dificuldade que está enfrentando, pois ela acredita que poderia ser bem pior. Assim fica muitoooooo mais fácil de se levar a vida e passar pelos obstáculos.


Mesmo no sofrimento agradeçam!!! Mesmo com lágrimas nos olhos agradeçam!!! Um dia essas lágrimas de tristeza se transformarão em lágrimas de alegria!!! Tenho fé....






sábado, 6 de outubro de 2012

MINHA HISTÓRIA

   Ser mãe sempre foi um sonho pra mim. Mas o meu destino não me facilitou essa realização, por isso estou correndo atrás e tenho certeza que conseguirei...

Resumidamente vou contar a vocês por coisas tristes que passei e tentar descrever como foi passar por tudo isso.

Já tive 4 abortos espontâneo eu uma gravidez de um anjinho.

Após o terceiro aborto (todos cercados de muitas lágrimas) o destino me colocou no caminho de dois médicos anjos (pai e filho) que descobriram um dos meus problemas: tenho um problema genético que se chama Translocação Cromossômica Equilibrada, que me dá somente a possibilidade de ter 50% de chance de não ocorrer um aborto.

Sabendo disso eu e meu marido decidimos tentar nos encaixar nos 50% e no mês seguinte eu engravidei. Fiquei super feliz mas tínhamos que esperar afinal eu poderia abortar como nas vezes anteriores. O tempo foi passando e a gravidez evoluindo normalmente. Fiz o exame de sexagem fetal com 10 semanas e descobri que era um menininho.... Adoreiiiiiii....
Fizemos o ultra morfológico do 1º trimestre e tudo foi super normal.... Estava que era só felicidade..... 
Mas chegou o morfológico do segundo trimestre e ai....... aiiiii foi o inicio do maior sofrimento das nossas vidas.... Descobrimos que nosso menininho tinha Hernia Diafragmática Congênita: um problema na formação do diafrágma.... vocês devem estar achando que era um problema genético..... mas Nãoooooo Nãoooooo é genético.
É um problema de má formação, fiz o cariotipo do meu anjinho com o exame chamado Amnocentese e tivemos a resposta de tudo normal. Seguimos a gravidez tudo normalzinho, fazendo acompanhamento com um médico de medicina fetal e com meu obstetra. Até que com 37 semanas chegou o dia do meu anjinho vir ao mundo.... Ele chegou.... e se foi 8 horas depois.... ele era lindooooo lindoooo lindoooo mesmo, sem exageros, mas Deus tinha outra missão pra ele e só nos deu a alternativa de aceitar que ele não ficasse aqui... o nome dele é João Paulo... nosso anjinho que está no céu.... 

Eu e meu marido resolvemos juntar os caquinhos e seguir em frente, não desistimos......

Engravidei novamente e perdi de novo..... Desisti??? Claro que Nãooooooo!!!!
   
Foi então que tivemos a idéia de procurar outros meios. Primeiramente pensamos em doação de óvulos, e fomos a uma clinica de medicina reprodutiva. Foi ai que ficamos sabendo que poderiamos ter filhos sim com meus óvulos fazendo a FIV (fertilização in vitro) só que os embriões teriam que passar por um exame que se chama CGH.

Muito animados com a notícia decidimos escolher a clinica e tentar. Fomos a alguns médicos....

Mas vocês pensam que foi fácil? Nãoooooo Nãoooooo foi fácil. Tivemos muitas respostas negativas pois não era possível em alguns laboratórios a máquina do exame conseguir enxergar no embrião onde estava o meu problema para ter certeza que ele não tinha nenhum problema genético.

Já estavamos a ponto de voltar para a idéia de doação de óvulos quando novamente por intermédio de um médico que consideramos um anjo que cruzou nosso caminho, chegamos até o médico de medicina reprodutiva que nos disse um SIMMMMMMMMM disse que Simmmm é possível fazermos o procedimento. 

E foi aiiii que começou mais uma luta : a bendita FIV com CGH.... e é nela que estamos agora.... 

O objetivo desse blog será dividir com vocês a nossa experiência.... Então vamos lá muito trabalho e persistência a caminho.... Tenho certeza que o POSITIVO chegará!!! Contamos com a torcida e as orações de todos!!!